quinta-feira, 14 de agosto de 2014

É a minha cruz...

"Às quartas feiras, tudo a dobrar!"

Estava escrito no menu do restaurante ...

E posto isto, peço um combinado e pergunto amavelmente: "As quantidades são a dobrar, certo?"

"- Ai! Hoje nem estávamos para fazer a promoção, o restaurante está cheio!"- respondeu-me num português com sotaque a empregada
"- Pois, mas está aqui escrito que às quartas é tudo a dobrar!"
"- Ahhh! 'Tá, mas sabe, o sashimi não dobra, só o sushi!" - respondeu
E eu insisti: "- Mas não é isso que diz aqui... Aqui está escrito, que para pedidos superiores a 20€ é TUDO a dobrar!"
"- Pois, mas não está certo esse negócio aí!"
"- Então alterem o menu, eu é que não tenho culpa! E já agora, quando diz aqui "hot rolls por mais 10€, quais são os que posso escolher?"
-" São esses aqui em cima senhora!"
"- Então quero uns 'special one'. Quanto tempo demora?"
"- Cerca de 30 minutos... Qual seu nome?"

Trinta minutos depois lá estávamos para reolher o nosso pedido.

Entrei no restaurante, aproximei-me do balcão e diz a senhora do sotaque para o senhor dos olhos rasgados:

"- E aí?... está aqui a senhora... como vai o seu pedido?"

Não percebi o que ele disse, mas reparei que se estiveram completamente a borrifar para os pedidos de take away e que ainda não lhes tinham posto as mãos em cima.

Rapidamente os 30 minutos passaram a 50.

Tratado o pedido... Pedi a conta, e constatei que os "Special One" me tinham sido cobrados a 15€.

"- Peço desculpa... mas porque é que os rolos quentes estão aqui registados a 15€?" - perguntei com uma dúvida legitima

"- Porque são os special one... são 15€... está aí no menú!"

"- Lamento... eu tive o cuidado de perguntar quais eram os rolos incluidos na promoção. A senhora disse-me que estes também estavam, por isso lamento, mas quero a correção do valor!"

"- Não está bem claro é? Pois temos de alterar o  menú! Pois, mas olhe, se nã quiser não paga!"

"- Eu já paguei, já tenho aqui o comprovativo do multibanco, por isso devolva-me a diferença, se faz favor!"
A muito custo lá me devolveram a diferença, mas com tanta discussão os hot rolls transformarm-se em cold... mas vá...

E agora pergunto eu:
Porque é que temos de andar sempre com 10 olhos para ver se não nos enganam?
Primeiro eram  o a dobrar que afinal não era a dobrar, depois eram os rolos quentes que afinal não eram todos os rolos quentes... Irra mais ao raio do acordo ortográfico que em vez de aproximar o português deste e do outro lado do oceano cria estas dificuldades de interpretação...

Ou será que "A DOBRAR" já significava "multiplicar por dois", ou "tornar duas vezes maior", ou "duplicar", antes do AO?

Devo ter mesmo mau feitio e estas coisas perseguem-me!!!

É só comigo ou convosco também acontecem estas coisas? A sério, digam-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário