segunda-feira, 17 de março de 2014

Valerá a pena?

Eu vi o Festival da Canção 2014 e……….. não gostei do resultado (ok, eu e mais 9.999.998 portugueses, os outros dois que aqui faltam são o Emanuel e a esposa… não acredito que a própria da artista tenha gostado da figura que fez).
 
“Ouvi” dizer que os votos foram comprados. E novidades? Toda a gente sabe que quem tem dinheiro chega mais longe que os outros.

Eu não sou propriamente contra o facto de alguém pagar a uma “rapaziada e raparigada” para votar, isso mostra um esforço de investimento da sua parte. Sou contra sim as jogadas de bastidores, as fugas de informação dos call centers que vão mandando cá para fora informação de quantos votos são precisos para que aquele tema passe novamente para primeiro, sou contra o querer ganhar a todo o custo.
 
As canções podiam não ser as melhores, havia quem cantasse que ia ao seu “ÃEcontro”, ou quem se tivesse colocado “em cima de um banco” para cantar mais alto, ou mesmo quem acabasse o festival com “Sonhos Roubados”. A finalista vencida pode mencionar que perdeu por “Mea Culpa”.

Goste-se mais ou menos das canções, sabemos que o Festival já não é o que era há uns anos atrás, senão vejamos os temas cantados pelo Feist ou pelas outras meninas que lá andaram e reparamos que nos lembramos de todas as canções que ganharam os festivais há mais de 10 anos, e mesmo as que nunca ganharam festivais, mas pergunto: Alguém sabe o nome da canção que ganhou o ano passado? Eu não. Eu acho que parei no “Quando cai a noite na cidade” ou no “Chamar a Música”.

O que está em causa não é o ganhar ou não a Eurovisão, porque nem mesmo quando tínhamos músicas melhores o conseguimos.

Desde que me lembro dos Festivais da Canção, que havia uma dupla vencedora, chamada Rosa Lobato Faria / Thilo Krassman, mas ao menos estes tinham letras bonitas e músicas elaboradas.

Desta vez não. Continuou, à semelhança do passado a ganhar quem tem mais poder e influência, mas francamente, a música é muito má, a letra é péssima, a coreografia é inexistente, os “artistas” de palco ridículos.

Tenho pela pela Suzy que ninguém fala dela… todo o povo menciona uma música do Rei do Pimba… Todos falam do bailarico que vai à Eurovisão.

Valerá a pena uma “artista” ficar associada a uma polémica destas? Eu não gostaria!

Valerá a pena continuar a realizar Festivais da Canção e a gastar dinheiro desta forma? Eu acho que não…
 
Se o próprio povo português não concorda com a escolha que o "dinheiro" fez, valerá a pena irmos à Eurovisão este ano? Eu acho que não...
 
... Mas isto sou eu que tenho mau feitio!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário