quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A queda de um mito

Há desportos que para mim não deveriam ser considerados desportos, muito menos serem considerados como modalidades olimpicas.

Na minha (modesta) opinião, um desporto deixa de poder ser entendido como tal se, para o praticarmos temos de estar completamente encharcados em substâncias estranhas.

Sempre me questionei como é possivel um ser humano fazer 200 km de bicicleta num dia, e no dia seguinte fazer mais 250 e assim sucessivamente durante uma semana ou quinze dias.

Ou correr 100metros em menos de 10s.

Ou como é possivel alguem levantar o dobro do seu peso, apenas com a força dos braços.

A resposta é simples: estão completamente dopados!

O problema não é só o estarem dopados. O problema é que, com estas atitudes desvirtuam completamente a filosofia desportiva. Há milhares de seguidores que querem ser como eles, há milhares de crianças que se dececionam porque não conseguirão nunca lá chegar.

Poderia dizer que são batoteiros, uns grandessíssimos batoteiros, mas não chegaria.

O que se passou com o Lance Armstrong foi isso mesmo... o grande ciclista que foi acomedido de um cancro que obrigou à sua retirada e que um dia conseguiu regressar. Regressou e ainda por cima fê-lo no náximo da sua força.

Ainda por cima criou uma Fundação, a LIVESTRONG, que se destinava a ajudar doentes com cancro. Angariou milhões à custa da venda das célebres pulseirinhas amarelas.

Era essencial para dar credibilidade ao mito.

Para todos os que padecem de doenças como esta, o facto do Lance ter regressado´já seria só por si um ótimo incentivo, que poderia levá-los a pensar: "Eu também sou capaz!".

Mas não.

O ser humano é mesquinho e ganancioso.... o Lance ia voltar, mas ia limpar tudo...

Tudo corria bem até que alguém começou a dar com a lingua nos dentes... Esse alguém, outrora melhor amigo, passou a persona non grata e banido completamente do circulo de interesses. Mais, foi completamente destruido, porque sabia demais e poderia por tudo em causa.
 
O homem que tudo ganhou, tudo perdeu...
 
Hoje podemos ver a história da ascenção e queda do Lance num documentário que se chama A Mentira de Armstrong.
 
Este documentário é genial, conseguimos perceber o quão à frente vão em relação às agências anti-doping.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário