quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A ultima ceia!!!


Estava eu a mandar um mail às mães da turma do pirralho, a desafia-las para um jantar de “ladies” e a pensar o que poderia dizer para as cativar a aderirem a esta iniciativa e dei por mim a indagar no que poderia ser verdadeiramente aliciante.

 

Copos?

Uma sessão de Strip?

Karaoke?

Uma noite sem horas para chegar?

 

 

Depois olhei para mim (numa espécie de experirencia extra corporal… aquelas coisas que o pessoal diz que a alma sai do corpo e fica lá em cima a olhar para nós) e visualizei o que é um jantar “normal” lá em casa…

 

Tudo menos calmo…

 

 

Começa com um “- Pirralhosssss… para a mesa!” – por pirralhos aqui também se inclui o pai…

Continua com um: “- Já vos chamei para a mesa!”

E segue: “- é a terceira vez que vos chamo para a mesa… é pedir muito que venham comer enquanto a comida está quente?”

 

E imenso tempo (pelo menos a mim parece-me) depois lá vêm eles… a arrastarem-se e a reclamar porque estava a dar o Phineas e o Ferb e a chata da mãe foi lá apagar a televisão

 

Quando FINALMENTE a familia está reunida à mesa, deveria instalar-se o sossego ao momento sagrado que é a refeição…

 

Ahhhhhhhhhhhhhhhhh, mas não.
 
- Senta-te
 
- Põe-te direito

- Come a sopa

- Como estás cheio…? Ainda não comeste nada…

- Come a sopa

- Come a sopa

- Come a sopa

- A cabeça não cai!!! Come a sopa.

- Não, não podes comer na sala para ires ver os desenhos animados, quanto mais depressa comeres mais depressa vais

- Xixi??!! Como queres ir fazer xixi?? Ainda há 10 minutos foste à casa de banho!! (ao que invariavelmente ele responde: - mas mãe, eu  não aguento, estou aflitinho!)

 

Entretanto a sopa que já havia virado gaspacho, lá foi ingerida…

- Não comas só as batatas, a carne é importante.

- Pára de comer batatas!

- Não se come com a boca aberta.

- Não vais comer mais ketchup… come lá o que tens no prato.

- Amiguinho… está na hora de dormir… ou acabas ou vais para a cama sem jantar!

A certa altura, depois de ter conseguido que 3 bocadinhos de carne entrassem naquela boca, agora desdentada, reparo que ainda continuam por lá… transformados em pastilha elástica… ou numa coisa qualquer que é impossível engolir.

Aqui surge o dilema: obrigo-o a engolir aquilo ou deixo-o deitar fora e insisto com novos pedaços?

Chega a hora da fruta:

Aqui é a única situação fácil de gerir na harmonia (NOT) que é a refeição: Pera!

Desde que haja pera está tudo bem…

 

Descasco a pera, ponho numa taça, o puto come, vai para a sala e eu… estou exausta pronta para ir dormir…

 

 

Depois deste momento de auto análise pensei… “Ahhhh o que eu não daria por uma refeição sossegada, poder comer tranquilamente, comida quentinha, preocupar-me com o meu prato…!!

E…

EUREKA

 

É isso, vou seduzir as outras mães com este argumento:

Jantares calmos e sem gritos… há quanto tempo não temos um jantar assim????
 
Tentadora a proposta, não???
 
Agora é só esperar pelo resultado
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário