segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

É preciso deixar as crianças serem crianças.

O Princepe Herdeiro teve a sorte de iniciar a sua presença neste mundo acompanhado de um dos pediatras mais fantásticos que conheci. Alguém que ajudou a encontrar a cura para milhares de crianças, mas que não conseguiu encontrar a sua própria.

Este Pediatra para mim foi alguém muito importante, alguém com um pragmatismo e uma descontração que só se adquire com anos e anos de experiência.

Recordo-me das imensas vezes que lhe telefonei a dizer que o miúdo estava doente, ranhoso e com febre, ao que me respondia: "O teu e os outros todos! É fruta da época, não stresses com isso! Ben-u-ron e soro, e de preferência deixa-o em casa da avó!!!"

Este pediatra disse-me algumas coisas que me marcaram.

Uma delas foi: "Nenhum miudo morreu por ter mimos ou colo a mais, por isso, não faz mal exagerar!".

Ouvir isto numa altura em que toda a gente diz: "Não o habitues ao colo, porque eles ficam com as manhas todas!".

Ou quando falávamos das noites. Essas noites em que o Princepe herdeiro se escapulia para a nossa cama. Ele apenas me dizia "Nunca me apareceu nenhum miudo de 16 anos que ainda dormisse com os pais", como quem diz... Deixa-o ir ter convosco que isso passa...

Por estes dias li algo sobre um outro pediatra, um espanhol, de seu nome Carlos González, que segue uma filosofia em muito semelhante aos ensinamentos a que vinha habituada.

Há coisas que realmente não fazem muito sentido, vejam lá se ele não tem razão??

- Os pais têm vontade de dormir com os filhos, mas sentem-se culpados se isso acontece.- Dizem que os bebés têm de habituar-se a dormir sozinhos. Para quê? A maior parte das pessoas, durante a maior parte da vida, não dorme sozinha.
Os bebés sabem que quando dormem a sua mãe vai embora. Como não querem ficar sozinhos, fazem força para não dormir. E daí ao choro é um instantinho.

As crianças precisam de tempo em que ninguém controle o que estão a fazer. Antigamente, as crianças tinham muito jogo livre, brincavam na rua, saltavam, faziam o que queriam. Agora, cada vez mais lhes organizamos a vida. Muitos pais são obrigados a ocupar as crianças depois da escola porque têm de trabalhar.

Quanto às creches:
As creches são boas para as crianças?
Nem sempre são más, mas não são boas. As creches não foram inventadas porque os bebés ou as mães precisavam. São os empresários que precisam das creches porque querem que as mães deixem os bebés e vão trabalhar. Na União Soviética não havia creches porque as mães tinham três anos de licença de maternidade.

Porque é que muitos bebés "passam bem o dia" e só choram quando chega a mãe ou o pai?
Choramos quando há alguém que nos possa consolar. Há quem diga que as crianças choram para manipular os pais. Claro. Todos choramos para manipular alguém. É nisso que consiste. É uma maneira de comunicar aos outros que necessitamos de ajuda.


Com isto concluo eu: É preciso deixar as crianças serem crianças.

Vejam (se quiserem) a entrevista integral aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário